
Desastre aéreo, clima adverso, epidemia, crise política, econômica e social, tudo isto tem provocado sofrimento e dor na população e em cada um de nós. O consolo é a necessidade do momento. Mas como consolar? Aceitei o desafio de gravar este áudio, e os próximos programas de Hora da Paz, sobre o tema Tragédia e Consolo - como consolar o aflito.
Estou aprendendo a consolar, apesar de estar há mais de quinze anos visitando hospitais e presídios, bem como famílias que atravessam as tempestades da vida. Recentemente tive o privilégio de aprender em dois treinamentos sobre Capelania Hospitalar. O primeiro foi com a equipe do Projeto Siloé, que há mais de vinte e cinco anos presta serviços voluntários no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. A equipe tem consolado e acompanhado os últimos minutos de vida dos portadores de HIV. E o segundo treinamento recente foi com o Capelão Luiz Eduardo Toledo, líder da assistência espiritual de um hospital da cidade que atende dez mil pacientes por mês. São pacientes que estão em tratamento contra o câncer.
Tenho aprendido também a consolar e a ser consolado com os voluntários da Associação da Capelania A Paz, fundada há um ano e meio. Participo das equipes que semanalmente fazem visitas aos doentes, aos presos e às famílias. Tenho visto e sentido com os voluntários o grande amor de Jesus Cristo pelo ser humano. O voluntário recebe muita paz e senso de realização, ao consolar os pacientes e seus familiares. É maravilhoso ver os resultados do mover do Espírito Santo.
Além disso, O Senhor Jesus tem me consolado, bem como à minha família ao longo dos vinte e seis anos de atividades pastorais nesta cidade. Ele tem usado muito amigos para nos ajudarem.
Neste áudio e nos próximos, estarei conversando com você sobre os seguintes assuntos relacionados ao Consolo.
1. Quais são as reações de uma pessoa que passa por uma tragédia?
2. Por que Deus permite o sofrimento?
3. Como vencer as tempestades da vida e o medo
4. As causas do medo
5. Como sair da solidão? Há resposta para a solidão
6. Como consolar- sete dicas para o voluntário
Estas mensagens de encorajamento, fundamentadas na Bíblia sagrada, têm três objetivos:
a) Consolar o ouvinte
b) Informar sobre o agir do Consolador, o Espírito Santo, que está levantando voluntários em todas as cidades e lugares. Os hospitais, asilos, e famílias estão convidando: Venham consolar o povo que sofre. Isso aconteceu até com o time de futebol atingido pela tragédia da queda do avião.
c) O terceiro objetivo dessas mensagens é despertá-lo a ser um voluntário para consolar o aflito, ou mesmo colaborar no aperfeiçoamento do seu dom.
Graças a Deus Amigo Ouvinte. Lembrando que Deus, nosso Pai, sempre foi do consolo. Na antiguidade, ele foi chamado pelo nome de Senhor dos Exércitos, porque consolava livrando o povo na guerra. Há dois mil anos, Deus se fez como um de nós na pessoa de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Jesus foi o verdadeiro homem e é o verdadeiro Deus. Ele nos consolou através do perdão dos nossos pecados. Somente Jesus nos salva dos nossos pecados.
Além disso, Cristo pode entender a sua dor. Jesus sentiu alegria e sofrimento, experimentou fartura, mas também teve fome. Sentiu frio e calor, recebeu aplauso e vaia. Honra e rejeição; riqueza e pobreza. Foi elogiado e envergonhado, desfrutou de saúde e foi feito enfermo, torturado, amou o próximo e foi traído pelos amigos. Ele sofreu a pena de morte, e morte de cruz.
Cristo passou por todos os dramas da vida que o povo passa, com a diferença que ele nunca pecou.
Atualmente, Deus continua consolando. Depois da ressurreição de Jesus, e de sua ascensão ao céu, Deus enviou o Espírito Santo, que é o Consolador e que nos assiste em nossas fraquezas.
Para encerrar este primeiro áudio, com a sua permissão, vou ler um texto bíblico maravilhoso que me consola muito, porque fundamenta corretamente o conceito sobre Deus. Deus é Onipotente. No texto a seguir, Deus é o Criador e sustentador do Universo.
O texto é Intitulado de Hino de Louvor a Deus, e está na Bíblia em Romanos 11.33. Ele diz:
“Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!
Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense?
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.”